Diretamente da Europa: E você, onde estava quando Obama foi eleito?

5 11 2008

Por Ricardo Régener

Vira e mexe é preciso lembrar que este texto faz parte de uma editoria sobre Europa, de um Blog de análise da cobertura da mídia dos acontecimentos internacionais. A gente acaba se empolgando com a cobertura de algum tema de outro lugar do mundo que não tem nada a ver com o assunto “Europa”, e até acaba caindo na tentação de produzir um texto “extra”… não deve haver problemas, vivemos a filosofia do “tudo é flexível”.

Cinco de novembro de dois mil e oito, hoje é um dia único para a cobertura midiática internacional, portanto, que ninguém me culpe por não falar sobre a Europa nesse texto. Parece que não sou apenas eu que vira e mexe me empolgo com um assunto ou mesmo uma personalidade que não tem a ver com a proposta, ou tem menos a ver com a proposta do que deveria. Basta abrirmos os jornais, assistirmos os noticiários ou acessarmos as editorias dos portais que, em tese, propõe-se a realizar a cobertura internacional.

BBC Reino Unido, dia 4:  “Um recorde de eleitores é esperado para eleger o 44º presidente… dos Estados Unidos”,  O Estado de S. Paulo, também do dia 4: “Filas e expectativa de recorde nos EUA”, cobertura de Cuba no mesmo jornal: “Para Fidel, Obama é mais inteligente que McCain”. No dia 5 a coisa piora, na Folha: “Brasileiro vota em Obama e o compara com Lula”, ainda na Folha, sobre o Oriente Médio: “Israelenses votariam em McCain, árabes, em Obama”. No Clarín, as últimas da Espanha: “Governo (espanhol) considera que a vitória de Obama é uma mensagem de esperança para o mundo”.

Com algum esforço a gente descobre que a China acabou de anunciar seu primeiro plano de direitos humanos, que na Venezuela o Chávez prendeu mais de 20 policiais pela morte de um estudante,  que no Paquistão um ataque terrorista fez 43 vítimas, que o Talibã está cada vez mais firme e forte no Afeganistão, que Mauritânia, na África, acabou de viver um Golpe de Estado e que, vejam, na Bélgica, um dos mais europeus dos países do mundo, já há um forte movimento pela separação entre Flandres e Valônia…

Acabou de sair na Folha On-Line, do Sérgio Dávila: “Em 40 anos, os seus filhos e netos vão perguntar onde você estava no dia 4 de novembro de 2008, às 22h de Chicago, quando o primeiro negro da história (sic) foi eleito para comandar os Estados Unidos”.

E você, onde estava quando Obama foi eleito? 

Ps – A manchete do The New York Times: OBAMA.


Ações

Information

Uma resposta

4 12 2008
400 vítimas em atentados na Índia, mas, Barack Obama anda confiante demais « POLITICAMENTE INCORRETOS

[…] Por que uma insistente cobertura das eleições norte-americanas assola as primeiras capas da seção de política internacional com tantas outras coisas […]

Deixe um comentário